quinta-feira, 14 de junho de 2012

Indicação de um execelente filme

Filme: COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA NA TERRA É ESPECIAL

No filme  foram varias cenas  que me marcaram , principalmente  o modo como  foi apresentado a disciplina de  artes como ela e importante na  educação , arte foi uma ferramenta de estimulo  ao desenvolvimento  de uma pessoa  quando aplicadas  intencionalmente para a  felicidade, independente do problema ou desvio que tiver.
Filme conta a história de uma criança  que sofre com dislexia , e custa a ser compreendida. Sendo um aluno que já repetiu  varias vez a mesma série , me chamou atenção a cena  onde  as letras dançam em sua frente , e não conseguia acompanhar as aulas  e nem focar sua atenção, a maneira do  pai tratar  o menino  , com muita rudez e falta de sensibilidade. As tais atitude do pai  só fazia  o regredir ,ele não tinha vontade de aprender .com isso ele entra em depressão , Foi mostrado as atitude de vários professores no internato ,  falta de interesse ,compreensão,observação . dentro tantos só um professor percebeu  que algo de errado  estava  acontecendo com o aluno.Não demorou muito para que o diagnóstico de dislexia  ficasse claro para o professor  .  Com esse   diagnóstico  o professor começa  resgatar  o aluno  , o aluno começou a surpreender o professor com seus talentos .  Foi mudado a maneira de avaliar o aluno passando a ser oralmente  e o professor passou  a ajudar o menino a compreender a funcionamento da escrita . foi usando  diversas estratégias para o aluno desenvolver com isso o aluno recuperou sua auto-estima , quando o aluno vence a competição de pintura , toda comunidade escolar  passam a respeitá-lo e valorizar  o seu talento , deixando seus pais orgulhosos .
O filme e uma mensagens para nos educadores ,sobre o verdadeiro papel na formação de um novo ser humano , principalmente sendo essa criança especial ,  A mensagens  vai muito além do tocar em nossa sensibilidade como educador . Ao apresentar as caricatos feitos pelos alunos , representado cada professor  , fica aquela interrogativa , onde estou classificado , como meus alunos me vê .  Podemos perceber  que o papel do professor é  fundamental na formação  do autoconceito positivo  de seus alunos  ,não podemos rotular uma criança , isso influencia em sua motivação . Essa criança vai acabar perdendo a vontade de aprender  por medo ou por se sentir  inferior as outros alunos . Nós educadores temos  o dever de estimular  o crescimento  emocional dos nossos alunos todos os dias .  Mostrar pra eles que são  inteligentes  e capazes dar os alunos  a motivação  que necessitam para sentirem  seguros .
Cada criança tem capacidades e habilidades únicas  e que cada  indivíduo aprende de forma diferente . Cabe  a nós  educadores procurar diferentes formas de propiciar uma aprendizagem  significativa para  nossos alunos .

Um comentário:

  1. Olá, Edilaine Goulart, tudo bem? Gostei da sua visita em http://catiamarxeducar.blogspot.com.br/2011/01/relatorio-de-filme-como-estrelas-na.html e do seu olhar sobre este filme, que é realmente lindo! Eu não trabalho na área da educação ainda, estou para me formar no próximo semestre. Tenho outros filmes sim, mas como os sites de compartilhamento de arquivos na internet estão com os dias contados... o megaupload e o fileserve já estão fora do ar... eu tinha vários filmes nesses sites e perdi. Tenho alguns no pc + ainda não sei como vou compartilhar. Assim que souber te passo. Pretendo atualizar meu blog nessas férias bjs apareça sempre. História é uma área que me interesso muito...

    ResponderExcluir